Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/05/19 às 15h23 - Atualizado em 9/05/19 às 13h03

Sejus participa de fórum sobre liberdade de imprensa

COMPARTILHAR

 

O subsecretário de Diretos Humanos da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus/DF), Juvenal Araújo, participou na última quinta (02/05) do 11º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia com o tema “Liberdade de imprensa em tempos de radicalismo”. O evento, promovido pela Revista e Portal IMPRENSA, com o patrocínio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), constou de vários painéis que abordaram temas como a liberdade de imprensa e as relações entre legislativo, judiciário e jornalismo.

 

O painel “Segurança dos jornalistas: o equilíbrio entre liberdade, segurança e responsabilidade” contou com a presença do subsecretário Juvenal Araújo que destacou a iniciativa do secretário de Justiça e Cidadania do DF, Gustavo Rocha, na inclusão no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) dos comunicadores ameaçados em decorrência de sua atuação na defesa dos direitos humanos. “Graças a portaria nº 300/2018, assinada pelo secretário Gustavo Rocha, quando então ministro dos Direitos Humanos, os comunicadores e ambientalistas foram incluídos nesse programa”, destacou Juvenal Araújo.

 

Até então os integrantes desses grupos precisavam demonstrar que a atividade deles tinha relação com direitos humanos para então serem incluídos. Sobre o assunto, o subsecretário de Direitos Humanos, informou que a Sejus firmou convênio com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para fomentar essa inclusão, com foco, principalmente nas redes sociais. “Este é um projeto pioneiro que vai ser desenvolvido pela Sejus no combate à fake news e a desinformação no âmbito virtual”, explicou Juvenal Araújo.