22/05/19 às 14h27 - Atualizado em 22/05/19 às 17h52

Sejus: seminário aborda fortalecimento de políticas públicas para infância e adolescência

“Prosa em rede sobre proteção integral da infância e do adolescente”. Este é o tema do Seminário da Infância e da Juventude, no âmbito da programação do Maio Verde, que teve início nesta quarta-feira (22) no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O evento, que prossegue até quinta-feira (23), é promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania do DF (Sejus -DF) em parceria com a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), a Câmara Legislativa do DF (CLDF) e a Associação dos Defensores Públicos do DF (Adep-DF).

A abertura contou com a participação da Subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus, Adriana Faria – representando o secretário Gustavo Rocha –  que discorreu sobre a importância do tema em debate. “A criança e o adolescente são reconhecidos como prioridade absoluta na Constituição Federal e como tal devem ser tratados por toda a sociedade”, destacou Adriana Faria.

Ela ressaltou o caráter de prosa e conversa do seminário como forma de promover um diálogo com todos os órgãos que estão à frente das políticas públicas para a infância e a juventude e de alavancar alternativas na condução dos projetos em favor desse público.

“A partir dessa prosa, dessa conversa, será possível traçar novos rumos e fortalecer esse segmento que é, com certeza, mais importante que qualquer outro”, ressaltou.

O Secretário Gustavo Rocha tem enfatizado que as temáticas voltadas para crianças e adolescentes são prioridades da Sejus. “Essa foi uma recomendação do governador Ibaneis Rocha e a Sejus está promovendo ações efetivas para que seja cumprida essa determinação”, afirmou.

Pauta

Dentre os temas em debate no seminário está a acessibilidade como forma de garantir a inclusão social de crianças e adolescentes com necessidades especiais e deficiências. Também os avanços e retrocessos da legislação e práticas para garantia do direito à convivência familiar e comunitária – adoção x reintegração familiar. E, ainda, o enfrentamento da violência e interrupção do ciclo de violações pela inserção no mercado de trabalho de adolescentes em acolhimento institucional ou em conflito com a lei, além a reinserção social dos egressos do sistema socioeducativo.

Participaram da solenidade de abertura a Defensora Pública do Distrito Federal, Maria José Silva Souza de Nápolis; o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Rodrigo Delmasso; o Secretário de Desenvolvimento Social do DF, Eduardo Zaratz, dentre outras autoridades relacionadas com as temáticas da criança e do adolescente.

O evento conta com o apoio de inúmeras entidades, como: Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur/DPDF); Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT); Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF); Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade); Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Secretaria Nacional de Juventude, dentre outras.

Confira fotos do evento Flickr!