Coordenação de Tecnologia da Informação – CTI

De acordo com o decreto nº 36.337, de 28 de janeiro de 2015, a Coordenação de Tecnologia da Informação é composta por duas gerências: a Gerência de Desenvolvimento de Sistemas e a Gerência de Suporte Técnico e Logística.

Principais competências da Coordenação de Tecnologia da Informação:

 

  1. coordenar, implementar, avaliar e acompanhar, com exclusividade, os planos estratégicos, os programas e os projetos de informação e informática no âmbito da Sejus/DF;
  2. propor política de segurança da rede de comunicação, normas operacionais e comportamentais para utilização adequada da rede local e zelar pelo seu fiel cumprimento;
  3. zelar pela segurança dos recursos de tecnologia da informação, incluindo hardware, software, dado, informação e serviço provido por meio eletrônico;
  4. elaborar os projetos básicos e termos de referência, indicando os critérios de aceitação de serviços e produtos relacionados a serviços de rede de comunicação e segurança da informação;
  5. emitir parecer técnico sobre projetos de desenvolvimento de sistemas, especificação técnica e viabilidade de aquisição de hardware, software e serviços relacionados à tecnologia da informação, solicitadas pelas unidades organizacionais;

 

Gerência de Suporte e Logística

 

Tem como competência o atendimento da demanda de defeitos, instalação, configuração e redimensiona os equipamentos dos usuários; configurar e manter os ativos e a topologia da rede interna; implementar e gerenciar os serviços de rede, incluindo correio eletrônico; servidores de aplicações, gestão de estações, virtualização opensource, sistemas de backup, virtualização, armazenamento corporativo de dados e diretório, antivírus, entre outros.

 

Atividades essenciais:

Help desk;

Suporte à computação pessoal;

Laboratório;

Disponibilização de pontos de rede

Acionamento de empresas contratadas e garantias

Disponibilização de infraestrutura de rede local;

Monitoramento de ambiente de rede local;

Projeto de rede local;

Guarda e controle das licenças de softwares;

Credenciamento de usuários na rede local;

Segurança do ambiente de rede local;

Disponibilização e monitoramento de ambiente para hospedagem de sistemas e serviços

 

Gerência de Desenvolvimento

Compete o desenvolvimento de sistemas de informação para áreas finalísticas, mantendo os sistemas em produção e evolução, conforme demandas das áreas de negócio. Presta suporte aos usuários em relação aos sistemas de propriedade da Sejus/DF;

 

Atividades essenciais:

Desenvolvimento de soluções locais para a Sejus/DF;

Manutenções evolutivas;

Manutenções corretivas;

Credenciamento de usuários;

Suporte na utilização dos sistemas;

Gestão de conteúdo;

Gestão e desenvolvimento de projetos.