Institucional

 

Conselhos

09. Conselho de Direitos do Idoso (CDI-DF)
10. Conselho de Políticas Sobre Drogas do Distrito Federal (CONEN-DF)
11. Conselho Distrital de Promoção e Defesa de Direitos Humanos (CDPDDH-DF)
12. Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência (CODDEDE-DF)
13. Conselho Distrital de Direitos do Negro (CDDN-DF)
15. Conselho do Programa às Vítimas, Testemunhas e Familiares (PROVITA-DF)

16. Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA-DF)
16.1. Secretaria Executiva do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente

16.1.1. Diretoria de Cadastro e Registro

16.1.2. Diretoria de Acompanhamento de Normas e Comissões

16.1.3. Diretoria de Projetos

 

Gabinete: é composto pela Secretaria Executiva e pela Assessoria Especial, que auxilia o Secretário de Estado na tomada de decisões, e pelas Assessorias.

 

Assessoria Jurídico-Legislativa: auxilia nos assuntos de natureza jurídica, legislativa e correcional.

 

Assessoria de Comunicação: promove a comunicação e divulgação institucional.

 

Controladoria Setorial da Justiça: tem o objetivo de promover, por meio do controle prévio, concomitante e posterior, o acompanhamento e monitoramento das metas e objetivos estratégicos da SEJUS.

Saiba mais: http://www.sejus.df.gov.br/controladoria/

 

Conselho de Direitos do Idoso: é responsável por formular, fiscalizar, coordenar, supervisionar e avaliar as ações voltadas para o idoso no Distrito Federal.

Saiba mais: /conselho-de-direitos-do-idoso

 

Conselho de Políticas sobre Drogas do Distrito Federal (Conen-DF): é o órgão central do Sistema Distrital de Políticas Sobre Drogas – SIDPD, de competência deliberativa, consultiva e fiscalizadora das políticas públicas de redução de demandas sobre drogas do Distrito Federal.

Saiba mais: /conselho-de-politica-sobre-drogas-conen

 

Conselho Distrital de Promoção e Defesa de Direitos Humanos (Cdpddh): é órgão paritário, de promoção e defesa dos Direitos Humanos no Distrito Federal.

Saibamais: /conselho-distrital-de-promocao-e-defesa-dos-direitos-humanos

 

Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (Codipir): é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo sobre a Política de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo Institucional do Distrito Federal.

Saiba mais: /conselho-distrital-de-promocao-da-igualdade-racial

 

Conselho Distrital de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania LGBT: este conselho assegura à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) o pleno exercício de sua cidadania, assim como estuda e propõe soluções de ordem geral para os problemas referentes à defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana.

Saiba mais: https://bit.ly/2XgvbsF

 

Conselho do Programa às Vítimas, Testemunhas e Familiares (Provita): é a instância decisória superior, responsável pelo ingresso e exclusão de pessoas ameaçadas, além de outras atribuições definidas em lei.

Saiba mais: /conselho-do-programa-as-vitimas-testemunhas-e-familiares-provita

 

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente  (Cdca): é o órgão deliberativo da política de promoção dos direitos da criança e do adolescente, controlador das ações de implementação dessa política e responsável por fixar critérios de utilização e planos de aplicação do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente – FDCA-DF.

Saiba Mais: /conselho-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-cdca

 

Unidade de Gestão de Fundos: acompanhar a execução dos fundos da SEJUS, assim como prestar apoio técnico aos Conselhos de Administração dos Fundos.

 

Comissão de Ética e Disciplina dos Conselhos Tutelares: acompanha os procedimentos e ações dos conselheiros tutelares do Distrito Federal.

 

Subsecretaria de Políticas para Idoso – SUBIDOSO: oferece apoio psicossocial, avalia os planos, programas, projetos e orçamentos públicos destinados ao envelhecimento ativo e saudável da população idosa do Distrito Federal.

Saiba mais: /subsecretaria-de-politicas-para-idoso-2

 

Subsecretaria de Assuntos Funerários – SUAF: esta subsecretaria possui o objetivo de supervisionar, fiscalizar e executar os contratos de concessão de serviços públicos de administração dos cemitérios e das funerárias do Distrito Federal.

Saiba mais: /subsecretaria-de-assuntos-funerarios

 

Subsecretaria do Sistema Socioeducativo – SUBSIS: é a Subsecretaria responsável por planejar, coordenar, executar e avaliar programas, projetos e atividades de Medidas Socioeducativas e a gestão do Sistema Socioeducativo. Saiba mais: /subsecretaria-do-sistema-socioeducativo

 

Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes –  SUBPCA: assegura a plenitude das condições indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento saudáveis da infância, adolescência e juventude com vistas à promoção e garantia dos seus direitos no Distrito Federal.

Saiba mais: /subsecretaria-de-politicas-para-criancas-e-adolescentes

 

Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas – SUBED: a este setor compete desenvolver, executar, acompanhar e implementar políticas sobre drogas com ênfase nos eixos de prevenção, tratamento e reinserção social.

Saiba mais: /subsecretaria-de-enfrentamento-as-drogas

 

Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial – SUBDHIR: articula ações com fins de resguardar e promover os direitos humanos e a igualdade racial no âmbito do Distrito Federal.

Saiba mais: /subsecretaria-de-politicas-de-direitos-humanos-e-de-igualdade-racial-subdhir

 

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão – NA HORA: Visa reunir, em um único local, representações de órgãos públicos federais e distritais, de forma articulada, para a prestação de serviços públicos aos cidadãos.

Saiba mais: http://www.nahora.df.gov.br/

 

Subsecretaria de Administração Geral – SUAG: é o setor da SEJUS voltado à gestão de pessoal, planejamento, orçamento e finanças, de contratos, convênios e fundos, de suporte operacional e administrativo, de logística, engenharia e tecnologia da informação, bem como ao processamento de demandas em conformidade com a legislação de compras, contratação de serviços e/ou obras.

Saiba mais: /subsecretaria-de-administracao-geral

 

Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência – SUBAV: é a subsecretaria que tem atua no planejamento, desenvolvimento e monitoramento de ações com foco nos egressos do sistema socioeducativo e nos alunos do Ensino Fundamental e Médio, além de atuar no combate à violência no DF, especialmente na temática relacionada às mulheres.

Saiba mais: /subsecretaria-de-apoio-as-vitimas-de-violencia

A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal

Disponibiliza toda a legislação e os atos normativos da Secretaria, de uma maneira genérica (aqui disponível) e também por Unidades (conforme apresentadas abaixo)

LEI Nº 7.268, DE 1º DE JUNHO DE 2023 – Cria cargos comissionados nas estruturas administrativas das Administrações Regionais de Água Quente e de Arapoanga e da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, e dá outras providências.

LEI Nº 4.602, DE 15 DE JULHO DE 2011 – Altera dispositivos da Lei nº 3.822, de 8 de fevereiro de 2006, que dispõe sobre a Política Distrital do Idoso e dá outras providências.

Decreto nº 44.213, de 08 de fevereiro de 2023 – Institui o Programa “GDF Mais Perto do Cidadão Decreto nº 41.971, de 07 de abril de 2021 – Instituído o Programa “Casamento Comunitário

Decreto nº 42.065, de 04 de maio de 2021– Institui o Programa ” Sua Vida Vale Muito Itinerante.

Decreto n° 40.645 de 22 de abril de 2020 – Dispõe sobre a estrutura administrativa da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, que especifica e dá outras providências.

Decreto nº 37.896 de 27 de dezembro de 2016 – Dispõe sobre o regimento interno da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto nº 34.320 de 26 de abril de 2013 – Dispõe sobre o regimento interno Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, que especifica e dá outras providências.

Decreto nº 32.716, de 1º de janeiro 2011– Dispõe sobre a estrutura administrativa do Governo do Distrito Federal e dá outras providências.

Portaria nº 652, de 126 de julho de 2023 – Divulga o cronograma das próximas edições do Programa GDF Mais Perto do Cidadão a ocorrer no ano vigente.

Portaria nº 775, de 14 de agosto de 2023 – Divulga a retificação do cronograma  do Programa “GDF Mais Perto do Cidadão”, ocorrer no ano vigente.

Portaria nº 326, de 13 de maio de 2020 – Institui Grupo de Trabalho com a finalidade de dar apoio administrativo, técnico e operacional, às atividades do Programa Sua Vida Vale Muito – Hotelaria Solidária;

Portaria nº 141, de 5 de julho de 2019 – Delega competência ao Secretário-Executivo da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal para praticar os atos administrativos que especifica.

Portaria nº 652, de 126 de julho de 2023 – Divulga o cronograma das próximas edições do Programa GDF Mais Perto do Cidadão a ocorrer no ano vigente.

Portaria nº 775, de 14 de agosto de 2023 – Divulga a retificação do cronograma  do Programa “GDF Mais Perto do Cidadão”, ocorrer no ano vigente.

Portaria nº 326, de 13 de maio de 2020 – Institui Grupo de Trabalho com a finalidade de dar apoio administrativo, técnico e operacional, às atividades do Programa Sua Vida Vale Muito – Hotelaria Solidária;

Portaria nº 141, de 5 de julho de 2019 – Delega competência ao Secretário-Executivo da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal para praticar os atos administrativos que especifica.

Portaria nº 652, de 126 de julho de 2023 – Divulga o cronograma das próximas edições do Programa GDF Mais Perto do Cidadão a ocorrer no ano vigente.

Portaria nº 775, de 14 de agosto de 2023 – Divulga a retificação do cronograma  do Programa “GDF Mais Perto do Cidadão”, ocorrer no ano vigente.

Portaria nº 326, de 13 de maio de 2020 – Institui Grupo de Trabalho com a finalidade de dar apoio administrativo, técnico e operacional, às atividades do Programa Sua Vida Vale Muito – Hotelaria Solidária;

Portaria nº 141, de 5 de julho de 2019 – Delega competência ao Secretário-Executivo da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal para praticar os atos administrativos que especifica.

Controladoria Setorial da Sejus – CONT

Foi implantada em maio de 2019 com o objetivo de proporcionar eficiência na execução dos trabalhos dos órgãos vinculados à Sejus. Atua como órgão central de correição no combate à impunidade, com o controle da probidade administrativa e com ações de disseminação das normas disciplinares, e de apuração de irregularidades e de desvios de recursos públicos visando à recuperação do dano causado ao Erário do DF.

Lei n° 111, de 15 de maio de 2019 – Manifestações a respeito de prazo estabelecidos pelo Decreto 36.462/2015.

Lei nº 4.896, de 31 de julho de 2012 Lei do SIGO/DF – Dispõe sobre o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF.

Lei nº 4.938, de 19 de setembro de 2012 Dispõe sobre o Sistema de Correição do Distrito Federal – SICOR/DF.

Lei nº 4.990, de 12 de dezembro de 2012 Regula o acesso a informações no Distrito Federal previsto no art. 5º, XXXIII, no art. 37, § 3º, II, e no art. 216, § 2º, da Constituição Federal e nos termos do art. 45, da Lei federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, e dá outras providências.

Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.

Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.

Lei n° 13.460, de 26 de junho de 2017 Lei dos Usuários dos Serviços Públicos – Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.


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Decreto nº 34.276, de 11 de abril de 2013 – Regulamenta a Lei nº 4.990, de 12 de dezembro de 2012, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do §3º do art. 37 e no §2º do art. 216, todos da Constituição Federal de 1988.

Decreto nº 35.382, de 29 de abril de 2014 – Regulamenta o art. 42, da Lei nº 4.990, de 12 de dezembro de 2012, dispõe sobre os procedimentos para credenciamento de segurança, sobre o Núcleo de Segurança e Credenciamento, institui o Comitê Gestor de Credenciamento de Segurança, e dá outras providências.

Decreto nº 36.419, de 25 de março de 2015 – Institui a Carta de Serviços ao Cidadão.

Decreto nº 36.462, de 23 de abril de 2015 – Regulamenta a Lei nº 4.896, de 31 de julho de 2012, que dispõe sobre o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF.

Decreto n° 39.723, de 19 de março de 2019 – Estabelece medidas, no âmbito no Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal, para garantir a efetividade da participação popular no aprimoramento dos serviços públicos prestados pela Administração Pública direta e indireta do Distrito Federal, e dá outras providências.

Portaria nº 341/2019– Determina que todas as denúncias recebidas pelas Ouvidorias dos órgãos do DF devem ser analisadas pelas Unidades de Correição e de Controle Interno

Portaria nº 342/2019 – Regulamenta o Decreto nº 39.723/2019 na caracterização das ocorrências ou situações graves das manifestações recebidas pelo Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO-DF..

Portaria nº 131/ 2019 – Delega ao Controlador Setorial de Justiça os atos administrativos especificados

Portaria nº 111/2019 – Estabelece procedimentos que garantam a efetividade da prioridade quanto as demandas realizadas pelo cidadão no Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF a serem tratadas no âmbito da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.

Portaria nº 75/2019 – Delega competências ao Ouvidor-Geral do Distrito Federal.

Portaria nº 51/2018 – Institui, no âmbito da Controladoria-Geral do Distrito Federal, o horário de atendimento presencial da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, bem como os procedimentos necessários a garantir a melhor prestação de serviço de ouvidoria.

Portaria nº 133/2017 – Institui o Manual de Atendimento de Ouvidoria, ferramenta de consulta e orientação que estabelece a metodologia de atendimento e tratamento das manifestações de ouvidoria em toda a rede de ouvidorias públicas do Governo de Brasília.

Portaria nº 21/2017 – Aprova e institui a Agenda Estratégica do Sistema de Gestão de Ouvidorias – SIGO/DF.


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Subsecretaria de Assuntos Funerários – SUAF
Foi criada em 2018 com objetivo de supervisionar, fiscalizar e executar os contratos de concessão de serviços públicos de administração dos cemitérios e das funerárias do Distrito Federal.

Portaria nº 467, de 29 de julho de 2020 – executa atendimento de utilidade pública tendo como finalidade principal, a supervisão e fiscalização dos serviços funerários e de cemitérios do Distrito Federal, nos termos do Decreto nº 28.606/2007 e do Decreto n.º 29.168/2008, com funcionamento regular de expediente de segunda a sexta-feira no horário de 08 às 18 horas, de forma ininterrupta,

Lei n.º 5.321/2014 – Institui o Código de Saúde do Distrito Federal.

Lei 2.424/99  –  Dispõe sobre a construção, o funcionamento, a utilização, a administração e a fiscalização dos cemitérios e a execução dos serviços funerários no Distrito Federal.

Lei 8.987/95 (Lei Federal) – Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal, e dá outras providências.

Lei 3.376/04 – Dispõe sobre a vedação de agenciamento de serviços funerários nas dependências de estabelecimentos públicos e privados de saúde e do Instituto Médico Legal.

Resolução – RDC Nº 33 (ANVISA)  – Regulamento Técnico que estabelece os requisitos mínimos para o translado de restos mortais humanos em portos, aeroportos e fronteiras, nos termos desta Resolução.

Lei 2.424/99 – Dispõe sobre a construção, o funcionamento, a utilização, a administração e a fiscalização dos cemitérios e a execução dos serviços funerários no Distrito Federal.

Lei 8.987/95 (Lei Federal)  – Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal, e dá outras providências.

Portaria nº 467, de 29 de julho de 2020 – executa atendimento de utilidade pública tendo como finalidade principal, a supervisão e fiscalização dos serviços funerários e de cemitérios do Distrito Federal, nos termos do Decreto nº 28.606/2007 e do Decreto n.º 29.168/2008, com funcionamento regular de expediente de segunda a sexta-feira no horário de 08 às 18 horas, de forma ininterrupta,

Decreto 28.606/07– Regulamenta os serviços funerários no Distrito Federal e dá outras providências.

Decreto 28.775/08 – Altera os artigos 9º, 14, 18 e 36 do Decreto nº 28.606 de 20 de dezembro de 2007.

Decreto 20.502/99 – Regulamenta a Lei n° 2.424, de 13 de julho de 1999, que dispõe sobre a construção, o funcionamento, a utilização, a administração, a fiscalização dos cemitérios e a execução dos serviços funerários no Distrito Federal.

Decreto nº 40.414, de 24 de janeiro de 2020 – “Exclui do regime de centralização de licitações para compras e contratação de obras e serviços os procedimentos licitatórios de interesse da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.” nas situações nele especificadas, dentre as quais as relativas à outorga de permissão de serviços funerários no Distrito Federal;

Decreto nº 40.569, de 27 de março de 2020 – “Regulamenta a prestação de serviços de cemitério de que trata a Lei nº 2.424, de 13 de julho de 1999, e revoga o Decreto nº 20.502, de 16 de agosto de 1999, que “Regulamenta a Lei nº 2.424, de 13 de julho de 1999, que dispõe sobre a construção, o funcionamento, a utilização, a administração, a fiscalização dos cemitérios e a execução dos serviços funerários no Distrito Federal.”

Decreto nº 41.392, de 27 de outubro de 2020 – “Estabelece os protocolos e medidas de segurança a serem observados para a visitação aos cemitérios do Distrito Federal no período da celebração do Dia de Finados.”

Decreto nº 42.321, DE 21 de julho de 2021 – “Declara de interesse público os projetos e as obras de construção do crematório no Cemitério Sul – CES, Região Administrativa do Plano Piloto – RA I – e disciplina os procedimentos e prazos, nos termos do art. 27, inciso I, e parágrafo único, inciso IV, da Lei nº 6.138, de 26, de abril de 2018.”

Portaria nº 258, de 2 de abril de 2000 – Regimento Interno aprovado pelo Decreto Distrital nº 34.320, de 26 de abril de 2013, e da delegação de competência contida no art. 1º, incisos I, VII, IX e XXII, da Portaria SEJUS nº 141, de 5 de julho de 2019, publicada no DODF nº 127, de 09 de julho de 2019, e considerando a publicação do Edital de Concorrência nº 01/2020 no DODF nº 19, de 28 de janeiro de 2020, resolve:

Portaria n°123, de 02 de dezembro de 2008 – no uso de suas atribuições legais e considerando o teor do Decreto nº 29.168, de 16 de junho de 2008, que remanejou para a SEJUS a área de normatização, regulação e fiscalização dos serviços funerários e de necrópoles, bem como o constante no item 8.3 da Cláusula Oitava do Contrato de Concessão de Uso nº 001/02, processo 030.001.430/2001 e a inexistência de regulação específica a respeito das normas de padronização das placas de identificação, dos castiçais e colocação de referência/homenagens aos falecidos nos jazigos das áreas parques dos cemitérios do Distrito Federal,

Portaria nº 467, de 29 de julho de 2020 – executa atendimento de utilidade pública tendo como finalidade principal, a supervisão e fiscalização dos serviços funerários e de cemitérios do Distrito Federal, nos termos do Decreto nº 28.606/2007 e do Decreto n.º 29.168/2008, com funcionamento regular de expediente de segunda a sexta-feira no horário de 08 às 18 horas, de forma ininterrupta,

Decreto 28.606/07– Regulamenta os serviços funerários no Distrito Federal e dá outras providências.

Decreto 28.775/08 – Altera os artigos 9º, 14, 18 e 36 do Decreto nº 28.606 de 20 de dezembro de 2007.

Decreto 20.502/99 – Regulamenta a Lei n° 2.424, de 13 de julho de 1999, que dispõe sobre a construção, o funcionamento, a utilização, a administração, a fiscalização dos cemitérios e a execução dos serviços funerários no Distrito Federal.

Decreto nº 40.414, de 24 de janeiro de 2020 – “Exclui do regime de centralização de licitações para compras e contratação de obras e serviços os procedimentos licitatórios de interesse da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.” nas situações nele especificadas, dentre as quais as relativas à outorga de permissão de serviços funerários no Distrito Federal;

Decreto nº 40.569, de 27 de março de 2020 – “Regulamenta a prestação de serviços de cemitério de que trata a Lei nº 2.424, de 13 de julho de 1999, e revoga o Decreto nº 20.502, de 16 de agosto de 1999, que “Regulamenta a Lei nº 2.424, de 13 de julho de 1999, que dispõe sobre a construção, o funcionamento, a utilização, a administração, a fiscalização dos cemitérios e a execução dos serviços funerários no Distrito Federal.”

Decreto nº 41.392, de 27 de outubro de 2020 – “Estabelece os protocolos e medidas de segurança a serem observados para a visitação aos cemitérios do Distrito Federal no período da celebração do Dia de Finados.”

Decreto nº 42.321, DE 21 de julho de 2021 – “Declara de interesse público os projetos e as obras de construção do crematório no Cemitério Sul – CES, Região Administrativa do Plano Piloto – RA I – e disciplina os procedimentos e prazos, nos termos do art. 27, inciso I, e parágrafo único, inciso IV, da Lei nº 6.138, de 26, de abril de 2018.”

Portaria nº 258, de 2 de abril de 2000 – Regimento Interno aprovado pelo Decreto Distrital nº 34.320, de 26 de abril de 2013, e da delegação de competência contida no art. 1º, incisos I, VII, IX e XXII, da Portaria SEJUS nº 141, de 5 de julho de 2019, publicada no DODF nº 127, de 09 de julho de 2019, e considerando a publicação do Edital de Concorrência nº 01/2020 no DODF nº 19, de 28 de janeiro de 2020, resolve:

Portaria n°123, de 02 de dezembro de 2008 – no uso de suas atribuições legais e considerando o teor do Decreto nº 29.168, de 16 de junho de 2008, que remanejou para a SEJUS a área de normatização, regulação e fiscalização dos serviços funerários e de necrópoles, bem como o constante no item 8.3 da Cláusula Oitava do Contrato de Concessão de Uso nº 001/02, processo 030.001.430/2001 e a inexistência de regulação específica a respeito das normas de padronização das placas de identificação, dos castiçais e colocação de referência/homenagens aos falecidos nos jazigos das áreas parques dos cemitérios do Distrito Federal,

Portaria nº 59, de 27 de Julho de 2009 – Institui normas e critérios para transporte de cadáveres no âmbito do Distrito Federal

Portaria nº 102, de 19 de outubro de 2017 – Estabelece a obrigatoriedade das Funerárias de portarem o correspondente documento fiscal dos serviços prestados durante o transporte dos corpos, bem como a obrigatoriedade da Empresa Campo da Esperança Serviços Ltda.

Portaria nº 45, de 05 de abril de 2018 – Institui normas para expedição, uso e controle de credenciais de veículos utilizados pelas empresas que prestam serviços funerários ao Distrito Federal e dá outras providências.

Portaria nº 160, de 12 de novembro de 2018 – Institui Normas para Terceirização dos Serviços de Somatoconservação.

Portaria nº 113, de 21 de maio de 2019 – Institui normas para expedição, uso e controle de credenciais de veículos utilizados pelas empresas que prestam serviços funerários ao Distrito Federal e dá outras providências.

Portaria Conjunta nº 06, de 17 de junho de 2019 – Institui normas para registros e controle de retiradas de corpos nos Hospitais e no Instituto

Portaria nº 467, de 29 de julho de 2020 – executa atendimento de utilidade pública tendo como finalidade principal, a supervisão e fiscalização dos serviços funerários e de cemitérios do Distrito Federal, nos termos do Decreto nº 28.606/2007 e do Decreto n.º 29.168/2008, com funcionamento regular de expediente de segunda a sexta-feira no horário de 08 às 18 horas, de forma ininterrupta,

Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência – SUBAV A subsecretaria tem o objetivo de oferecer apoio psicossocial e esclarecimentos jurídicos às vítimas de violência e seus familiares, visando diminuir o índice de crimes.

Emenda à Lei orgânica n.º 101/2017 – Acrescenta inciso ao art. 221 da Lei Orgânica do Distrito Federal, para dispor sobre a prevenção contra a violência fundamentada em gênero, em especial aquela cometida contra a mulher.

Lei nº 5.966/2017 – Institui o Programa Habilitação Social e revoga a Lei nº 5.966, de 16 de agosto de 2017.

Lei nº 6.303/2019 – Dispõe sobre aplicação de multa administrativa ao agressor das vítimas de violência doméstica definidas na Lei federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006.

Lei n.º 6.361/2019 – Institui a Política de Prevenção de Acidentes e de Violência em Âmbito Escolar na Rede Pública e Particular de Ensino do Distrito Federal e dá outras providências.

Lei n.º 6.540/2020 – Institui a campanha de prevenção ao abuso sexual e à violência no transporte coletivo público e privado e dá outras providências.

Lei nº 6.553/2020 – Institui, no Distrito Federal, o Programa Tem Saída, destinado ao apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Lei nº 6.623/2020 – Dispõe sobre a concessão do Aluguel Social às mulheres vítimas de violência doméstica no Distrito Federal e dá outras providências.

Lei nº 6.727/2020 – Institui, no Distrito Federal, a Semana Quebrando o Silêncio e dá outras providências.

Lei nº 6.739/2020 – Altera a Lei nº 4.135, de 5 de maio de 2008, que dispõe sobre o atendimento integrado de segurança pública, de assistência judiciária, de saúde e de serviço social, pelo Poder Público, à mulher vítima de violência no Distrito Federal, para garantir direito de atendimento especializado às mulheres com deficiência, surdas ou cegas vítimas de violência.

Lei n.º 6.772/2020 – Institui a Semana de Combate e Prevenção à Violência Doméstica no Distrito Federal.

Lei nº 6.840/2021 – Dispõe sobre o registro de ocorrência e o pedido de medida protetiva de urgência relativos a ato de violência doméstica e familiar contra a mulher e a atos contra a criança e o adolescente, o idoso e a pessoa com deficiência, quando houver decretação de estado de calamidade pública em razão de epidemias, pandemias e endemias, e dá outras providências.

Lei nº 6.912/2021 – Dispõe sobre o emprego do Formulário Nacional de Avaliação de Risco como instrumento de coleta de informações para o enfrentamento e a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher e do feminicídio e cria o Sistema Distrital de Avaliação de Risco, no Distrito Federal.

Lei nº 6.933/2021 – Estabelece diretrizes para a instituição do Programa Monitoramento Integrado de Medidas Protetivas de Urgência, no Distrito Federal.

Lei nº 6.937/2021 – Estabelece diretrizes para a instituição do Programa Órfãos do Feminicídio: Atenção e Proteção, no Distrito Federal.

Lei n.º 14.164/2021 – Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.

Lei n.º 14.188/2021 – Define o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica como uma das medidas de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher previstas na Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), e no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), em todo o território nacional; e altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para modificar a modalidade da pena da lesão corporal simples cometida contra a mulher por razões da condição do sexo feminino e para criar o tipo penal de violência psicológica contra a mulher.

Lei n.º 14.192/2021 – Estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher; e altera a Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965 (Código Eleitoral), a Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995 (Lei dos Partidos Políticos).

Decreto nº 39.557/2018 – Institui o Programa de Atendimento Multiprofissional às Vítimas de Violência – PRÓ-VÍTIMA, no âmbito do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto nº 41.608/2020 – Regulamenta a Lei n° 5.914, de 13 de julho de 2017, que estabelece a prioridade de matrícula, nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, para crianças e adolescentes que se encontram sob custódia de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Decreto nº 42.542/2021 – Institui a Política Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes do Distrito Federal.

Emenda à Lei orgânica n.º 101/2017 – Acrescenta inciso ao art. 221 da Lei Orgânica do Distrito Federal, para dispor sobre a prevenção contra a violência fundamentada em gênero, em especial aquela cometida contra a mulher.

Lei nº 5.966/2017 – Institui o Programa Habilitação Social e revoga a Lei nº 5.966, de 16 de agosto de 2017.

Lei nº 6.303/2019 – Dispõe sobre aplicação de multa administrativa ao agressor das vítimas de violência doméstica definidas na Lei federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006.

Lei n.º 6.361/2019 – Institui a Política de Prevenção de Acidentes e de Violência em Âmbito Escolar na Rede Pública e Particular de Ensino do Distrito Federal e dá outras providências.

Lei n.º 6.540/2020 – Institui a campanha de prevenção ao abuso sexual e à violência no transporte coletivo público e privado e dá outras providências.

Lei nº 6.553/2020 – Institui, no Distrito Federal, o Programa Tem Saída, destinado ao apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Lei nº 6.623/2020 – Dispõe sobre a concessão do Aluguel Social às mulheres vítimas de violência doméstica no Distrito Federal e dá outras providências.

Lei nº 6.727/2020 – Institui, no Distrito Federal, a Semana Quebrando o Silêncio e dá outras providências.

Lei nº 6.739/2020 – Altera a Lei nº 4.135, de 5 de maio de 2008, que dispõe sobre o atendimento integrado de segurança pública, de assistência judiciária, de saúde e de serviço social, pelo Poder Público, à mulher vítima de violência no Distrito Federal, para garantir direito de atendimento especializado às mulheres com deficiência, surdas ou cegas vítimas de violência.

Lei n.º 6.772/2020 – Institui a Semana de Combate e Prevenção à Violência Doméstica no Distrito Federal.

Lei nº 6.840/2021 – Dispõe sobre o registro de ocorrência e o pedido de medida protetiva de urgência relativos a ato de violência doméstica e familiar contra a mulher e a atos contra a criança e o adolescente, o idoso e a pessoa com deficiência, quando houver decretação de estado de calamidade pública em razão de epidemias, pandemias e endemias, e dá outras providências.

Lei nº 6.912/2021 – Dispõe sobre o emprego do Formulário Nacional de Avaliação de Risco como instrumento de coleta de informações para o enfrentamento e a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher e do feminicídio e cria o Sistema Distrital de Avaliação de Risco, no Distrito Federal.

Lei nº 6.933/2021 – Estabelece diretrizes para a instituição do Programa Monitoramento Integrado de Medidas Protetivas de Urgência, no Distrito Federal.

Lei nº 6.937/2021 – Estabelece diretrizes para a instituição do Programa Órfãos do Feminicídio: Atenção e Proteção, no Distrito Federal.

Lei n.º 14.164/2021 – Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.

Lei n.º 14.188/2021 – Define o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica como uma das medidas de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher previstas na Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), e no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), em todo o território nacional; e altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para modificar a modalidade da pena da lesão corporal simples cometida contra a mulher por razões da condição do sexo feminino e para criar o tipo penal de violência psicológica contra a mulher.

Lei n.º 14.192/2021 – Estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher; e altera a Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965 (Código Eleitoral), a Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995 (Lei dos Partidos Políticos).

Decreto nº 39.557/2018 – Institui o Programa de Atendimento Multiprofissional às Vítimas de Violência – PRÓ-VÍTIMA, no âmbito do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto nº 41.608/2020 – Regulamenta a Lei n° 5.914, de 13 de julho de 2017, que estabelece a prioridade de matrícula, nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, para crianças e adolescentes que se encontram sob custódia de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Decreto nº 42.542/2021 – Institui a Política Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes do Distrito Federal.

Portaria nº 127 de 11/06/2019 – Define as áreas de localização dos núcleos de atendimento do Programa Pró-Vítima.

Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes – SUBPCA
Assegura a plenitude das condições indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento saudáveis da infância, adolescência e juventude, seguindo as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sempre em parceria com os demais órgãos públicos do Distrito Federal.

 

Lei nº 5.294, de 13 de fevereiro de 2014 – Dispõe sobre os Conselhos Tutelares do Distrito Federal e dá outras providências

Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – (ECA) – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016 – Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a Lei nº 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei nº 12.662, de 5 de junho de 2012.

Lei da Escuta 13.431, de 4 de abril de 2017 – Estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Decreto nº 32.716, de 1º de janeiro de 2011 – Dispõe sobre a estrutura administrativa do Governo do Distrito Federal e dá outras providências.

Decreto nº 33.747, de 29 de junho de 2012 – Dispõe sobre a alteração da estrutura administrativa da Secretaria de Estado da Criança
do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto nº 37.896, de 27 de dezembro de 2016 – Que aprovou o Regimento Interno da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal

Decreto nº 37.950, de 12 de janeiro de 2017 – Aprova o Regimento Interno dos Conselhos Tutelares do Distrito Federal e dá outras providências.

Recomendação Conanda nº 05 de 20 de maio de 2020 – Recomenda aos Gestores, aos Conselhos de Direitos e aos Conselhos Tutelares, em seu âmbito de competência, ações para a implementação de melhorias e aprimoramento da utilização do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia/CT) como importante instrumento de acompanhamento, controle e avaliação das ações e políticas públicas em prol da garantia dos direitos da criança e do adolescente

Decreto nº 32.716, de 1º de janeiro de 2011 – Dispõe sobre a estrutura administrativa do Governo do Distrito Federal e dá outras providências.

Decreto nº 33.747, de 29 de junho de 2012 – Dispõe sobre a alteração da estrutura administrativa da Secretaria de Estado da Criança
do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto nº 37.896, de 27 de dezembro de 2016 – Que aprovou o Regimento Interno da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal

Decreto nº 37.950, de 12 de janeiro de 2017 – Aprova o Regimento Interno dos Conselhos Tutelares do Distrito Federal e dá outras providências.

Recomendação Conanda nº 05 de 20 de maio de 2020 – Recomenda aos Gestores, aos Conselhos de Direitos e aos Conselhos Tutelares, em seu âmbito de competência, ações para a implementação de melhorias e aprimoramento da utilização do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia/CT) como importante instrumento de acompanhamento, controle e avaliação das ações e políticas públicas em prol da garantia dos direitos da criança e do adolescente

Subsecretaria do Sistema Socioeducativo – SUBSIS

É responsável pela execução das medidas socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), Liberdade Assistida (LA), Semiliberdade e Internação.

Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012 – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – (ECA) – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Lei nº 6.046, de 22 de dezembro de 2017 – Autoriza o ingresso de ministros religiosos de qualquer credo para atendimento religioso nos locais que especifica.

Lei nº 5.351, de 4 de junho de 2014 – Dispõe sobre a criação da carreira Socioeducativa no Quadro de Pessoal do Distrito Federal e dá outras providências.

Lei nº 6.419, de 10 de dezembro de 2019 – Institui o serviço voluntário dos agentes socioeducativos integrantes da carreira Socioeducativa do Distrito Federal e dá outras providências.

Decreto nº 40.869, de 05 de Junho de 2020 – Institui o Sistema Distrital de Prevenção e Combate à Tortura – SDPCT.

Decreto nº 41.212, de 21 de Setembro de 2020 – Comitê Gestor do Sistema Socioeducativo.

Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012 – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – (ECA) – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Lei nº 6.046, de 22 de dezembro de 2017 – Autoriza o ingresso de ministros religiosos de qualquer credo para atendimento religioso nos locais que especifica.

Lei nº 5.351, de 4 de junho de 2014 – Dispõe sobre a criação da carreira Socioeducativa no Quadro de Pessoal do Distrito Federal e dá outras providências.

Lei nº 6.419, de 10 de dezembro de 2019 – Institui o serviço voluntário dos agentes socioeducativos integrantes da carreira Socioeducativa do Distrito Federal e dá outras providências.

Decreto nº 40.869, de 05 de Junho de 2020 – Institui o Sistema Distrital de Prevenção e Combate à Tortura – SDPCT.

Decreto nº 41.212, de 21 de Setembro de 2020 – Comitê Gestor do Sistema Socioeducativo.

Portaria nº 35, de 13 de fevereiro de 2017 – Aprova o Manual Sociopsicopedagógico das Unidades de Internação do Sistema Socioeducativo, no âmbito da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal.

Portaria nº 32, de 14 de fevereiro de 2017 – Aprova o Manual Sociopsicopedagógico das Unidades de Internação do Sistema Socioeducativo.

Portaria nº 160, de 19 de setembro de 2016 – Procedimentos de Segurança Socieducativa- PSS.

Portaria nº 182, de 31 de agosto de 2017 – Institui a Comissão de Avaliação Interdisciplinar no âmbito das Unidades de Internação e regulamenta os procedimentos para o seu funcionamento.

Portaria nº 508 de 21 de dezembro de 2018 – Aprova o Manual de Normas e Procedimentos para Visita aos Adolescentes Acautelados nas Unidades de Internação e na Unidade de Internação Provisória.

Portaria nº 553, de 28 de Julho de 2021 – Tratamento e armazenamento de imagens das câmeras de segurança.

Portaria nº 114, de 10 de Fevereiro de 2021 – Regulamentação de cumprimento de jornada de trabalho de 40 horas.

Portaria nº 851, de 11 de Dezembro de 2020 – Regulamenta o Serviço Voluntário.

Portaria n° 302, de 12 de Abril de 2021 – Institui a Câmara Técnica Intersetorial de Saúde Mental.

Portaria nº 118, de 17 de Fevereiro de 2021 – Regulamenta cadastramento de instituições religiosas.

Portaria nº 137, de 04 de Fevereiro de 2022 – Protocolo de prevenção e enfrentamento do assédio sexual.

Portaria nº 07, de 17 de Junho de 2021 – Unidades Escolares vinculantes.

Portaria nº 10, de 1º de Novembro 2018 – Escolarização.

Portaria nº 223, de 11 de Junho de 2014 – Regulamenta UAI.

Portaria nº 109, de 21 de maio de 2019 – Scanner corporal.

Portaria nº 69, de 05 de Abril de  2021 – Política Distrital de Qualificação Social e Profissional – PDQ.

 

Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas – SUBED

Compete desenvolver, executar, acompanhar e implementar políticas sobre drogas com ênfase nos eixos de prevenção, tratamento e reinserção social, no âmbito do Distrito Federal.

Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 – Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.

Resolução – RDC nº 29, de 30 de junho de 2011 – Dispõe sobre os requisitos de segurança sanitária para o funcionamento de instituições que prestem serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001 – Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Decreto nº 42.141 de 28 de maio de 2021– Institui o Programa Acolhe DF para enfrentamento ao uso indevido de drogas no Distrito Federal.

Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 – Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.

Resolução – RDC nº 29, de 30 de junho de 2011 – Dispõe sobre os requisitos de segurança sanitária para o funcionamento de instituições que prestem serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001 – Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Decreto nº 42.141 de 28 de maio de 2021– Institui o Programa Acolhe DF para enfrentamento ao uso indevido de drogas no Distrito Federal.

Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 – Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.

Resolução – RDC nº 29, de 30 de junho de 2011 – Dispõe sobre os requisitos de segurança sanitária para o funcionamento de instituições que prestem serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001 – Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Decreto nº 42.141 de 28 de maio de 2021– Institui o Programa Acolhe DF para enfrentamento ao uso indevido de drogas no Distrito Federal.

Subsecretaria de Política de Direitos Humanos e de Igualdade Racial – SUBDHIR

Tem a responsabilidade de elaborar e implementar políticas públicas de defesa de direitos, de promoção do bem estar, da autonomia, da cidadania e da inclusão social.

Lei Distrital nº 5.690/ 2016 – Institui o Dia de Combate à Intolerância Religiosa.

Lei Complementar 806/2009 – Regularização de Templos

Lei 11.635/ 2007 – Institui o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Lei n° 9.982/2000 – Dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas, bem como nos estabelecimentos prisionais civis e militares.

Lei nº 9.455, de 07.04.1997 – Define os crimes de tortura e dá outras providências.

Lei nº nº. 9.394/ 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB

Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989 – Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

Lei nº 6.015/1973 – Lei dos Registros Públicos

Lei Complementar n° 985, de 30 de março de 2021– Que altera a Lei Complementar nº 806, de 12 de junho de 2009, que dispõe sobre a política pública de regularização urbanística e fundiária das unidades imobiliárias ocupadas por entidades religiosas de qualquer culto para celebrações públicas ou entidades de assistência social e dá outras providências, bem como a Lei Complementar nº 882, de 2 de junho de 2014, que desafeta e afeta áreas públicas, altera a destinação de áreas públicas e dá outras providências. DODF Nº 61 do dia 31 de março de 2021.

  • Lei Estadual nº 17.346, de 12 de março de 2021 – Que se destina a combater toda e qualquer forma de intolerância religiosa, discriminação religiosa e desigualdades motivadas em função da fé e do credo religioso que possam atingir, coletiva ou individualmente, os membros da sociedade civil, protegendo e garantindo, assim, o direito constitucional fundamental à liberdade religiosa a toda população do Estado de São Paulo.

  • Lei nº 7.049/2021,  institui o Conselho Municipal de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa (COMPLIR), no município do Rio de Janeiro-RJ

  • Lei Municipal nº 1307/2020, de 21 de dezembro de 2021, esta Lei combate a intolerância religiosa, a discriminação religiosa e as desigualdades criadas em função da fé e do credo religioso que possam atingir, coletiva ou individualmente, os membros da sociedade civil, protegendo e garantindo assim, o direito constitucional fundamental à liberdade religiosa no município de Querência-MT

Decreto nº 41.082, de 05 de agosto de 2020 – Institui a “Praça dos Direitos” do Itapoã;

Decreto nº 39.456/2018 – Torna obrigatória a necessidade de registro no Cadastro de Entes e Agentes Antidrogas do Distrito Federal (CEAAD-DF), de clínicas especializadas e entidades não-governamentais classificadas como Comunidades Terapêuticas, que prestam serviços de acolhimento a dependentes químicos em regime de residência no âmbito do Distrito Federal, como condição para o seu efetivo funcionamento.

Decreto nº 40.058, de 28 de agosto de 2019 – Institui a “Praça dos Direitos” da Ceilândia;

Decreto nº 38.269, de 12 de junho de 2017 – Institui o Programa Centros de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes no Distrito Federal;

Decreto nº 36.628/2015 – Atualiza e consolida a legislação sobre o Comitê de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

Lei Distrital nº 5.690/ 2016 – Institui o Dia de Combate à Intolerância Religiosa.

Lei Complementar 806/2009 – Regularização de Templos

Lei 11.635/ 2007 – Institui o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Lei n° 9.982/2000 – Dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas, bem como nos estabelecimentos prisionais civis e militares.

Lei nº 9.455, de 07.04.1997 – Define os crimes de tortura e dá outras providências.

Lei nº nº. 9.394/ 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB

Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989 – Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

Lei nº 6.015/1973 – Lei dos Registros Públicos

Lei Complementar n° 985, de 30 de março de 2021– Que altera a Lei Complementar nº 806, de 12 de junho de 2009, que dispõe sobre a política pública de regularização urbanística e fundiária das unidades imobiliárias ocupadas por entidades religiosas de qualquer culto para celebrações públicas ou entidades de assistência social e dá outras providências, bem como a Lei Complementar nº 882, de 2 de junho de 2014, que desafeta e afeta áreas públicas, altera a destinação de áreas públicas e dá outras providências. DODF Nº 61 do dia 31 de março de 2021.

  • Lei Estadual nº 17.346, de 12 de março de 2021 – Que se destina a combater toda e qualquer forma de intolerância religiosa, discriminação religiosa e desigualdades motivadas em função da fé e do credo religioso que possam atingir, coletiva ou individualmente, os membros da sociedade civil, protegendo e garantindo, assim, o direito constitucional fundamental à liberdade religiosa a toda população do Estado de São Paulo.

  • Lei nº 7.049/2021,  institui o Conselho Municipal de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa (COMPLIR), no município do Rio de Janeiro-RJ

  • Lei Municipal nº 1307/2020, de 21 de dezembro de 2021, esta Lei combate a intolerância religiosa, a discriminação religiosa e as desigualdades criadas em função da fé e do credo religioso que possam atingir, coletiva ou individualmente, os membros da sociedade civil, protegendo e garantindo assim, o direito constitucional fundamental à liberdade religiosa no município de Querência-MT

Decreto nº 41.082, de 05 de agosto de 2020 – Institui a “Praça dos Direitos” do Itapoã;

Decreto nº 39.456/2018 – Torna obrigatória a necessidade de registro no Cadastro de Entes e Agentes Antidrogas do Distrito Federal (CEAAD-DF), de clínicas especializadas e entidades não-governamentais classificadas como Comunidades Terapêuticas, que prestam serviços de acolhimento a dependentes químicos em regime de residência no âmbito do Distrito Federal, como condição para o seu efetivo funcionamento.

Decreto nº 40.058, de 28 de agosto de 2019 – Institui a “Praça dos Direitos” da Ceilândia;

Decreto nº 38.269, de 12 de junho de 2017 – Institui o Programa Centros de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes no Distrito Federal;

Decreto nº 36.628/2015 – Atualiza e consolida a legislação sobre o Comitê de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

Portaria nº 21, de 21 de janeiro de 2021 – Que institui o Cadastro Nacional das Organizações Religiosas no âmbito do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Portaria nº 163, de 16 de junho de 2018 – Dá publicidade ao ESTATUTO do Grupo Gestor da Ceilândia Norte, localizado no endereço QNR 02, Área Especial.

Portaria nº 98, de 11 de maio de 2017 – Institui o Estatuto do Grupo Gestor destinado a regular as atividades e a gestão do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes do Recanto das Emas.

Subsecretaria de Políticas para Idoso – SUBIDOSO

Foi criada em maio de 2019 e tem como objetivo de oferecer apoio psicossocial, avaliar os planos, programas, projetos, orçamentos públicos destinados aos idosos; formular diretrizes que promovam atividades que visem à defesa dos direitos dos idosos

Em atualização

Decreto de nº 39.807, de 07 de maio de 2019 – Dispõe sobre a estrutura administrativa da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, que especifica e dá outras providências.

Em atualização

Subsecretaria de Administração Geral – SUAG

Subsecretaria responsável pela gestão de pessoal, planejamento, orçamento e finanças, de contratos, convênios e fundos, de suporte operacional e administrativo, de logística, engenharia e tecnologia da informação, bem como ao processamento de demandas em conformidade com a legislação de compras, contratação de serviços e/ou obras.

Lei nº 6.482 DE 09 de janeiro de 2020  – (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Estima a receita e fixa a despesa do Distrito Federal para o exercício financeiro de 2020.

Lei nº 6.490 de 29 de janeiro de 2020. – (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre o Plano Plurianual do Distrito Federal para o quadriênio 2020-2023.

Lei Complementar nº 928, de 26 de julho de 2017 – Altera o art. 61 da Lei Complementar nº 840, de 23 de dezembro de 2011, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das fundações públicas distritais

Lei nº 5.190, de 25 de setembro de 2013 – Dispõe sobre a carreira Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal e dá outras providências.

Lei Complementar nº 840, de 23 de dezembro de 2011 – Dispõe sobre o regime jurídicos dos servidores públicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das fundações públicas distritais.

Lei nº 4.426, de 18 de novembro de 2009 – Reajusta as tabelas de vencimento das carreiras que menciona e dá outras providências.

Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002 – Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.

Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 – Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.

Lei nº 8.666/1993 – Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências

Lei Federal n° 6.267, de 24 de novembro de 1975 – Dispõe sobre a doação, pelo Distrito Federal, de bens móveis inservíveis, antieconômicos ou ociosos.

Emenda à Lei Orgânica nº 122 de 2021 – altera o art. 35 da Lei Orgânica do Distrito Federal para incluir no rol de direitos dos servidores públicos a “remoção da servidora pública vítima de violência doméstica e familiar, pela administração direta e indireta e pelas autarquias, independentemente do interesse da administração”.

Decreto nº 42.462, de 30 de agosto de 2021 – institui e regulamenta o teletrabalho para os servidores dos órgãos e entidades da Administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal e dá outras providências.

Decreto 42,421, de 23 de agosto 2021 – Altera o Decreto nº 42.024, de 22 de abril de 2021, que dispõe sobre a utilização de veículos oficiais pela administração pública no âmbito do Poder Executivo do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto nº 41.919, de 19 de março de 2021 (*) – Regulamenta os procedimentos para cumprimento do disposto nos arts. 27 e 28 da Lei nº 6.664, de 03 de setembro de 2020, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2021, e dá outras providências.

Decreto nº 42.037, DE 27 de abril de 2021 – Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados nas instituições públicas privatizadas, para a retirada do ambiente multiórgãos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-GDF) e dá outras providências.

Decreto nº 42.024, de 22 de abril de 2021 – Dispõe sobre a utilização de veículos oficiais pela administração pública no âmbito do Poder Executivo do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto nº 42.070, de 05 de maio de 2021 – Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização de atos processuais administrativos, no âmbito dos órgãos e entidades do Distrito Federal, dos serviços sociais autônomos e das organizações sociais, com contrato de gestão firmado com o Distrito Federal.

Decreto nº 41.773, de 04 de fevereiro de 2021 – Dispõe sobre a programação orçamentária e financeira, estabelece o cronograma mensal
de desembolso do Poder Executivo para o exercício de 2021, e dá outras providências.

Decreto nº 40.873, DE 08 de junho de 2020 – Altera o Decreto nº 40.546, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre o teletrabalho, em caráter excepcional e provisório, para os órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Distrito Federal, a partir de 23 de março de 2020, como medida necessária à continuidade do funcionamento da administração pública distrital, em virtude da atual situação de emergência em saúde pública e pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em decorrência do coronavírus (COVID-19).

Decreto nº 40.803, DE 21 de maio de 2020 – Altera o Decreto nº 36.756, de 16 de setembro de 2015, que estabelece o Sistema Eletrônico de Informações – SEI como sistema oficial para a gestão de documentos e processos administrativos no âmbito dos órgãos e entidades do Distrito Federal, dos serviços sociais autônomos e das organizações sociais, ambos com contrato de gestão firmado com o Distrito Federal.

Decreto nº 40.467, de 20 de fevereiro de 2020 – Estabelece normas para controle da despesa de pessoal, no âmbito do Poder Executivo do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto nº 38.917, de 08 de março de 2018 – Regulamenta o instituto da progressão funcional das carreiras do quadro de pessoal do Distrito Federal e dá outras providências.

Decreto nº 32.211, de 15 de setembro de 2010 – Altera dispositivos do decreto nº 31.452, de 22 de março de 2010, que dispõe sobre as normas para concessão da gratificação de titulação – GTIT e do adicional de qualificação – AQ

Decreto nº 31.452, de 22 de março de 2010 – Aprovar as normas para concessão da Gratificação de Titulação – GTIT e do Adicional de Qualificação – AQ instituídos pela Lei nº 4.426, de 18 de novembro de 2009.

Decreto nº 32.880, de 20 de abril de 2011 – Dispõe sobre o uso, aquisição, locação e cessão de veículos oficiais no âmbito do Poder Executivo do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto nº 29.290, de 22 de julho de 2008 – Dispõe sobre o afastamento para estudo, congressos, seminários ou reuniões similares de servidor e empregado da Administração Pública Distrital e dá outras providências.

Decreto nº 24.815, de 21 de julho de 2004 – Dispõe sobre a alienação de veículos da frota da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto GDF n° 21.988, de 09 de março de 2001 – Estabelece cotas de combustíveis para os órgãos da Administração Direta e dá outras providências.

Decreto GDF n° 21.987, de 09 de março de 2001 – Institui o Sistema Integrado de Administração de Veículos – SIAVE, no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal, e da outras providências.

Portaria nº 516, de 12 de junho de 2023 – Designa o Gerente do Almoxarifado como Executor Titular, e seu substituto automático como Executor Suplente, das Notas de Empenho emitidas de aquisição de material de consumo para a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, cuja entrada se faça obrigatória pelo registro no SIGMA.net e o uso seja comum a toda a Secretaria.

Portaria nº 62, DE 04 de março de 2021 – Estabelece os procedimentos para solicitação de alterações orçamentárias no âmbito das Unidades Orçamentárias integrantes do Orçamento do Distrito Federal, e dá outras providências.

Portaria nº 114, de 10 de fevereiro de 2021 – regulamenta o cumprimento da jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais dos servidores da Carreira Socioeducativa, lotados nas unidades orgânicas da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.

Portaria nº 187, de 09 de fevereiro de 2021 – Adota medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19) e ações na prestação dos serviços e do funcionamento regular das unidades.

Portaria nº 405, de 11 de junho de 2021 – dispõe sobre o Regulamento de Lotação e Remanejamento Interno para os servidores da Carreira Socioeducativa lotados na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal e dá outras providências.

Portaria nº 239, de 29 de março de 2021 – Designa o Gerente do Almoxarifado como Executor Titular, e seu substituto automático como Executor Suplente, das Notas de Empenho emitidas de aquisição de material de consumo para a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, cuja entrada se faça obrigatória pelo registro no SIGMA.net e o uso seja comum a toda a Secretaria.

Portaria nº 573, de 10 de setembro de 2020 – dispõe sobre a Política de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) dos servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal;

Decreto nº 41.919, de 19 de março de 2021 (*) – Regulamenta os procedimentos para cumprimento do disposto nos arts. 27 e 28 da Lei nº 6.664, de 03 de setembro de 2020, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2021, e dá outras providências.

Decreto nº 42.037, DE 27 de abril de 2021 – Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados nas instituições públicas privatizadas, para a retirada do ambiente multiórgãos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-GDF) e dá outras providências.

Decreto nº 42.024, de 22 de abril de 2021 – Dispõe sobre a utilização de veículos oficiais pela administração pública no âmbito do Poder Executivo do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto nº 42.070, de 05 de maio de 2021 – Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização de atos processuais administrativos, no âmbito dos órgãos e entidades do Distrito Federal, dos serviços sociais autônomos e das organizações sociais, com contrato de gestão firmado com o Distrito Federal.

Decreto nº 41.773, de 04 de fevereiro de 2021 – Dispõe sobre a programação orçamentária e financeira, estabelece o cronograma mensal
de desembolso do Poder Executivo para o exercício de 2021, e dá outras providências.

Decreto nº 40.873, DE 08 de junho de 2020 – Altera o Decreto nº 40.546, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre o teletrabalho, em caráter excepcional e provisório, para os órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Distrito Federal, a partir de 23 de março de 2020, como medida necessária à continuidade do funcionamento da administração pública distrital, em virtude da atual situação de emergência em saúde pública e pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em decorrência do coronavírus (COVID-19).

Decreto nº 40.803, DE 21 de maio de 2020 – Altera o Decreto nº 36.756, de 16 de setembro de 2015, que estabelece o Sistema Eletrônico de Informações – SEI como sistema oficial para a gestão de documentos e processos administrativos no âmbito dos órgãos e entidades do Distrito Federal, dos serviços sociais autônomos e das organizações sociais, ambos com contrato de gestão firmado com o Distrito Federal.

Decreto nº 40.467, de 20 de fevereiro de 2020 – Estabelece normas para controle da despesa de pessoal, no âmbito do Poder Executivo do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto nº 38.917, de 08 de março de 2018 – Regulamenta o instituto da progressão funcional das carreiras do quadro de pessoal do Distrito Federal e dá outras providências.

Decreto nº 32.211, de 15 de setembro de 2010 – Altera dispositivos do decreto nº 31.452, de 22 de março de 2010, que dispõe sobre as normas para concessão da gratificação de titulação – GTIT e do adicional de qualificação – AQ

Decreto nº 31.452, de 22 de março de 2010 – Aprovar as normas para concessão da Gratificação de Titulação – GTIT e do Adicional de Qualificação – AQ instituídos pela Lei nº 4.426, de 18 de novembro de 2009.

Decreto nº 32.880, de 20 de abril de 2011 – Dispõe sobre o uso, aquisição, locação e cessão de veículos oficiais no âmbito do Poder Executivo do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto nº 29.290, de 22 de julho de 2008 – Dispõe sobre o afastamento para estudo, congressos, seminários ou reuniões similares de servidor e empregado da Administração Pública Distrital e dá outras providências.

Decreto nº 24.815, de 21 de julho de 2004 – Dispõe sobre a alienação de veículos da frota da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal, e dá outras providências.

Decreto GDF n° 21.988, de 09 de março de 2001 – Estabelece cotas de combustíveis para os órgãos da Administração Direta e dá outras providências.

Decreto GDF n° 21.987, de 09 de março de 2001 – Institui o Sistema Integrado de Administração de Veículos – SIAVE, no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal, e da outras providências.

Portaria nº 516, de 12 de junho de 2023 – Designa o Gerente do Almoxarifado como Executor Titular, e seu substituto automático como Executor Suplente, das Notas de Empenho emitidas de aquisição de material de consumo para a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, cuja entrada se faça obrigatória pelo registro no SIGMA.net e o uso seja comum a toda a Secretaria.

Portaria nº 62, DE 04 de março de 2021 – Estabelece os procedimentos para solicitação de alterações orçamentárias no âmbito das Unidades Orçamentárias integrantes do Orçamento do Distrito Federal, e dá outras providências.

Portaria nº 114, de 10 de fevereiro de 2021 – regulamenta o cumprimento da jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais dos servidores da Carreira Socioeducativa, lotados nas unidades orgânicas da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.

Portaria nº 187, de 09 de fevereiro de 2021 – Adota medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19) e ações na prestação dos serviços e do funcionamento regular das unidades.

Portaria nº 405, de 11 de junho de 2021 – dispõe sobre o Regulamento de Lotação e Remanejamento Interno para os servidores da Carreira Socioeducativa lotados na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal e dá outras providências.

Portaria nº 239, de 29 de março de 2021 – Designa o Gerente do Almoxarifado como Executor Titular, e seu substituto automático como Executor Suplente, das Notas de Empenho emitidas de aquisição de material de consumo para a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, cuja entrada se faça obrigatória pelo registro no SIGMA.net e o uso seja comum a toda a Secretaria.

Portaria nº 573, de 10 de setembro de 2020 – dispõe sobre a Política de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) dos servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal;

 

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão – Na Hora

Visa reunir, em um único local, representações de órgãos públicos federais e distritais, de forma articulada, para a prestação de serviços públicos aos cidadãos.

LEI N° 3.390, DE 06 DE JULHO DE 2004 – Dispõe sobre a criação de cargos em comissão na estrutura da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa e sobre o quantitativo de Cotas da Gratificação de Atendimento ao Público – GAP.

  • LEI N° 2.893, DE 10 DE MAIO DE 2002 – Dispõe sobre a criação de cargos em comissão parte relativa à Secretaria de Estado de Gestão Administrativa, e de Gratificação de Atendimento ao Público -GAP.

DECRETO Nº 22.125, de 11 de maio de 2001 – Institui o Na Hora – Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, no âmbito do Distrito Federal, e dá outras providências.
DECRETO Nº 23.597/2003 – Altera dispositivo do decreto 22125, de 11 de maio de 2001, que dispõe sobre a instituição do serviço de atendimento imediato ao cidadão – na hora, no âmbito do distrito federal, e da outras providencias.
DECRETO Nº 22.125, de 11 de maio de 2001 – Institui o Na Hora – Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, no âmbito do Distrito Federal, e dá outras providências.
DECRETO Nº 39.899/19 – Altera o artigo 10, do Decreto nº 22.125, de 11 de maio de 2001, que “Institui o Na Hora – Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, no âmbito do Distrito Federal, e dá outras providências”.

DECRETO Nº 40.387, DE 14 DE JANEIRO DE 2020 – Altera o Decreto nº 22.125, de 11 de maio de 2001, que “Institui o Na Hora – Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, no âmbito do Distrito Federal, e dá outras providências”.

DECRETO Nº 40.873, DE 08 DE JUNHO DE 2020 – Altera o Decreto nº 40.546, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre o teletrabalho, em caráter excepcional e provisório, para os órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Distrito Federal, a partir de 23 de março de 2020, como medida necessária à continuidade do funcionamento da administração pública distrital, em virtude da atual situação de emergência em saúde pública e pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em decorrência do coronavírus (COVID-19).

DECRETO N° 44.213, DE 08 DE FEVEREIRO DE 2023 – Institui o Programa GDF Mais Perto do Cidadão.

DECRETO N° 42.065, DE 04 de MAIO DE 2021 – Institui o Programa “Sua Vida Vale Muito”.

DECRETO Nº 42.004, DE 16 DE ABRIL DE 2021 – Altera o Decreto nº 22.125, de 11 de maio de 2001, que “Institui o Na Hora – Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, no âmbito do Distrito Federal, e dá outras providências”.

  •  

DECRETO N° 39.899, DE 19 DE JUNHO DE 2019 – Altera o artigo 10, do Decreto nº 22.125, de 11 de maio de 2001, que “Institui o Na Hora – Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, no âmbito do Distrito Federal, e dá outras providências”.

DECRETO N° 39.775, DE 12 DE ABRIL DE 2019 – Institui o Programa “SEJUS mais perto do cidadão”.

PORTARIA Nº 102 de 19/11/2013 – Regulamenta o horário de funcionamento e entrega de senhas para atendimento nas unidades do NA HORA.

PORTARIA N° 64, DE 22 DE JUNHO DE  2017 – instituiu a Gratificação de Atendimento ao Público – GAP, e suas posteriores alterações; em razão da extinção da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa, antes responsável pela normatização do pagamento das Gratificações de Atendimento ao Público – GAP por ser, à época, o Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão – Na Hora vinculado àquela estrutura administrativa.

PORTARIA CONJUNTA Nº 03, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2018 – Regulamenta o funcionamento dos Postos de Atendimento da Receita, da Secretaria de Estado de Fazenda, nas Unidades de Atendimento da Subsecretaria de Modernização de Atendimento Imediato do Cidadão – “”Na Hora””, da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, bem como o uso de instalações da Secretaria de Estado de Fazenda pela Secretaria de Estado Justiça, para este fim.

PORTARIA Nº 370, DE 09 DE JUNHO DE 2020 – Adota medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19) e ações na prestação dos serviços e do funcionamento regular das unidades.

PORTARIA CONJUNTA Nº 10, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2020 – Dispõe sobre a implantação e operacionalização de postos de serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social nas Unidades de Atendimento da Subsecretaria de Modernização de Atendimento o Imediato ao Cidadão – Na Hora.

PORTARIA CONJUNTA Nº 04, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2020 – Constituiu grupo de trabalho com integrantes do BRB-Banco de Brasília S.A. e da Secretaria Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal – SEJUS/DF para execução Acordo de Cooperação nº 18/2020.

PORTARIA CONJUNTA Nº 01, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2021 – Dispõe sobre a implantação e operacionalização de postos de serviços da Defensoria Pública do Distrito Federal nas Unidades de Atendimento da Subsecretaria de Modernização de Atendimento Imediato ao Cidadão – Na Hora.

PORTARIA Nº 187, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2021 – Adota medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19) e ações na prestação dos serviços e do funcionamento regular das unidades.

PORTARIA CONJUNTA Nº 02, DE 29 DE JUNHO DE 2021 – Disciplina os procedimentos da parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal, no que especifica.

PORTARIA CONJUNTA Nº 06, DE 30 DE JUNHO DE 2021 – Disciplina os procedimentos de parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal e a Administração Regional de São Sebastião – RA-XIV, no caso que especifica.

PORTARIA CONJUNTA Nº 13, DE 13 DE SETEMBRO DE 2021 – Disciplina os procedimentos de parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal e a Administração Regional do SCIA/Estrutural – RA-XXV, no caso que especifica.

  •  

 

Secretária de Estado
 Marcela Passamani
 (61) 2244-1276 | 1277 | 1278
 gabinete@sejus.df.gov.br
 Currículo

 

 

Secretário-Executivo
 Jaime Santana de Sousa
 (61) 2244-1253 | 1254 | 1255
 agenda@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Chefe de Gabinete

 Tiago Mariano de Oliveira
 (61) 2244-1279 | 1280 | 1281
 gabinete@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Assessoria Especial

 Luna Machado Drumond

 (61) 2244-1257

 assesp@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Assessoria Jurídico-Legislativa
 Bruno Henrique Braga
 (61) 2244-1261 | 1263
 ajl@sejus.df.gov

 Currículo

 

Assessoria de Comunicação (ASCOM)

 Janete Lemos

 (61) 2244-1265
 imprensasejusdf@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Controladoria Setorial da Justiça
 Controlador: Alisson Melo Rios
 (61) 2244-1105 | 1101
 alisson.rios@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Ouvidoria
 Annie Vieira Carvalho
 (61) 2244-1114 | 1115 | 1116
 ouvidoria@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Subsecretaria de Políticas para Idoso (SUBIDOSO)
 Dolores Moreira da Costa  Ferreira
 (61) 2244-1293 | 1294 | 1295
 subidoso@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Subsecretaria de Assuntos Funerários (SUAF)
 Gilce Sant’Anna Teles
 (61) 2244-1120 | 1121 | 1122
 suaf@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (SUBSIS)
 Daniel Fernandes Silva Felix
 (61) 2244-1299
 subsis@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes (SUBPCA)
 Diego Moreno de Assis e Santos
 (61) 2244-1329
 supca@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (SUBED)
  Julianna Aparecida Santos Andrade
 (61) 2244-1125
 subed@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (SUBDHIR)
 Juvenal Araújo Júnior (substituto) 
 (61) 2244-1348 | 1349
 subdhir@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (NA HORA)
 Rodrigo Barbosa da Silva
 (61) 2244-1136
 subnahora@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Subsecretaria de Administração Geral (SUAG)
 Alinne Porto
 (61) 2244-1314
 alinne.porto@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (SUBAV)
 Uiara Couto de Mendonça
 (61) 2244-1225
 subav@sejus.df.gov.br

 Currículo

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Atendimento exclusivo para a Imprensa

. (61) 2244-1265/ 1267  –   Envio de solicitações: e-mail: imprensasejusdf@sejus.df.gov.br

 

PROTOCOLO: Atendimento presencial em dias úteis:

. Segundas às sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 18h.

. Informações adicionais pelo e-mail: protocolo@sejus.df.gov.br

 

LGPD (LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS):

Encarregado Setorial pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO): Alisson Melo Rios

e-mail: alisson.rios@sejus.df.gov.br

Telefones: 2244-1105/ 1101

Substituto do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO): Thiago de Souza Lira

e-mail: thiago.lira@sejus.df.gov.br

Telefone: 2244-1105/ 1101

 

Canais de Atendimento ao Cidadão:

  •  – Central 162 – De segunda a sexta das 7h às 21h – Sábado, domingo e feriados das 8h às 18h –  Ligação gratuita para telefone fixo e celular
  •  – Participa DF : https://www.participa.df.gov.br/
  •  – Atendimento presencial:

SEJUS - Ala central, Zona Industrial – térreo – Brasília/DF (Antiga Estação Rodoferroviária, térreo)

CEP: 70.631.900

_______________________________________________________________________________________________________

CONHEÇA AS UNIDADES DA SEJUS-DF:

 
Gabinete - 2244-1276/ 1277/ 1278/ 1279/ 1280/ 1281
Secretaria Executiva - 2244-1253/ 1254/ 1255/ 1256

Assessoria Jurídico-Legislativa - 2244-1261/ 1263

Assessoria de Comunicação - 2244-1265/ 1267
Assessoria de Segurança Institucional - 2244-1247

Diretoria de Infraestrutura - 2244-1237

Diretoria de Atendimento - 2244-1239

Diretoria de Telefonia - 2244-1241

Diretoria de Desenvolvimento - 2244-1243

 

Controladoria Setorial da Justiça – 2244-1105/ 1101
Coordenação de Controle Interno – 2244-1104
Coordenação de Correição Administrativa – 2244-1102

Coordenação de Transparência e Controle Social - 2244-1106

 

Ouvidoria – 2244-1114/1115/1116

 

Conselhos

Conselho de Direitos do Idoso (CDI-DF) – 2244-1282
Conselho de Políticas Sobre Drogas do Distrito Federal (CONEN-DF) – 2104-4291
Conselho Distrital de Promoção e Defesa de Direitos Humanos (CDPDDH-DF) – 2244-1286/ 1288
Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência (CODDEDE-DF)– 3345-6551
Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (CODIPIR-DF) – 3213-0692
Conselho do Programa Às Vítimas, Testemunhas e Familiares (PROVITA-DF) – 2244-1117/ 1118/ 1119
Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA-DF) – 2244-1408

 

Unidade de Gestão de Fundos – 2244-1411
Coordenação do Fundo Antidrogas do Distrito Federal – FUNPAD – 2244-1416
Coordenação do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente – 2244-1412

 

Comissão de Ética e Disciplina dos Conselhos Tutelares – 2244-1291

 

Subsecretaria de Políticas para Idoso – 2244-1293

 

Subsecretaria de Assuntos Funerários – 2244-1120/ 1121/ 1122

 

Subsecretaria do Sistema Socioeducativo – 2244-1299
Coordenação da Central de Vagas – 2244-1302
Coordenação de Políticas E Atenção à Saúde de Jovens e Adolescentes – 2244-1306
Coordenação de Internação – 2244-1310
Coordenação de Semiliberdade e de Meio Aberto – 2244-1301

 

Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes – 2244-1329

 

Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas – 2244-1125

Coordenação de Informação, Prevenção e Capacitação – 2244-1129/ 1130

 

Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial – 2244-1348/ 1349
Coordenação de Políticas de Proteção e Promoção da Liberdade Religiosa – 2244-1350
Coordenação de Políticas de Promoção e Proteção dos Povos e Comunidades Tradicionais – 2244-1351

Coordenação de Políticas de Proteção e Promoção de Direitos Humanos – 2244-1354

Coordenação de Proteção e Promoção de Direitos de Diversidade Sexual – 2244-1353

Coordenação de Políticas de Promoção E Proteção da Igualdade Racial – 2244-1352

 

 

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão – Na Hora – 2244-1136/ 1137/ 1138/ 1139
Na Hora de Ceilândia: 2244-1164/ 1165
Na Hora do Gama: 2244-1152/ 1153
Na Hora do Riacho Fundo: 2244-1182/ 1183
Na Hora da Rodoviária: 2244-1146/ 1147
Na Hora de Taguatinga: 2244-1158/ 1159
Na Hora de Sobradinho: 2244-1170/ 1171
Na Hora de Brazlândia: 2244-1176/ 1177

 

Subsecretaria de Administração Geral – 2244-1314
Coordenação de Gestão de Pessoas – 2244-1191
Coordenação de Engenharia e Arquitetura – 2244-1217

Coordenação de Aquisições, Contratos e Convênios – 2244-1369

Coordenação de Logística – 2244-1379

Unidade de Planejamento, Orçamento e Finanças –2244-1391/ 1392

 

Subsecretaria de Apoio A Vítimas de Violência – 2244-1225/ 1226/ 1227
Diretoria de Prevenção e Combate à Violência – 2244-1228
Diretoria de Atendimento a Vítimas de Violência – 2244-1229