Perfil da Secretária
Secretária de Justiça e Cidadania
Marcela Passamani: Uma mulher que inspira pelo foco e pela capacidade de transformar desafios em oportunidades
Mãe, dona de casa, gestora pública, arquiteta, advogada e cantora nas horas vagas. Marcela Passamani é isso: muitas mulheres em uma só. Intensa por natureza, a sua rotina não difere da dura realidade das mulheres que tem que administrar as atribuições do lar, do cuidado da família, com os seus compromissos profissionais.
Atividades que começam muito cedo e, normalmente, nunca tem hora para acabar. Mas, com muita habilidade, todas essas demandas são realizadas e com muita perfeição. “Eu adoro esse ritmo das coisas. Até porque sou uma geminiana nata, faço várias coisas ao mesmo tempo e sempre me dedico ao máximo”, disse.
Nascida em Vitória, no Espírito Santo, em 29 de maio de 1981, Marcela ocupa desde 2020 o cargo de Secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), a convite do governador Ibaneis Rocha. Ela é a primeira mulher, efetivamente, a desempenhar essa função. Além disso, sua atuação em defesa dos direitos das mulheres ganhou notoriedade dentro do seu partido e ela hoje também preside o MDB Mulher no DF.
Marcela Passamani tem se dedicado com afinco a esse propósito acolhedor à frente da Sejus, com políticas diferenciadas e inovadoras. O seu trabalho tem sido reconhecido por todos os cantos do DF, inclusive, internacionalmente, como no caso do programa Sua Vida Vale Muito – Ação Hotelaria Solidária, idealizado por ela, que recebeu o Prêmio Mundial de Turismo Responsável 2020, promovido pela World Travel Market (WTM). A iniciativa foi reconhecida como modelo no enfrentamento à Covid-19, ao hospedar, durante 90 dias, 300 idosos que viviam em moradias inadequadas, no Brasília Palace Hotel.
A Ação Hotelaria Solidária foi um embrião para a secretária desenvolver, dentro da Sejus, uma política pioneira e de referência, totalmente voltada ao cuidado às pessoas idosas do DF: o projeto Viver 60+. Com um olhar carinhoso para esta população, a secretaria promove ações de inclusão social, lazer, cultura e socialização.
Cidadania como prioridade
Também está sob a responsabilidade da pasta comandada por Marcela Passamani, o projeto que é o carro-chefe das ações de cidadania para a população do Distrito Federal. Iniciado em 2019, com o nome de “Sejus Mais Perto do Cidadão”, o evento itinerante, que oferece atendimentos de saúde e nas áreas sociais à população de todas as regiões administrativas, foi instituído em 2023 como uma ação de governo e passou a ser batizado como “GDF Mais perto do Cidadão”. A iniciativa proporciona cidadania, ao levar à população uma oportunidade de ter acesso rápido e perto de casa aos serviços essenciais do governo.
Cuidado da Mulher: da autoestima à garantia de Direitos
Preocupada em levar mais dignidade, proteção e atenção às vítimas de violência, sejam mulheres, idosos ou crianças, a secretária idealizou ainda o programa Direito Delas. A iniciativa oferece atendimentos social, psicológico e jurídico às vítimas diretas de violência e seus familiares. No rol de atividades, o Direito Delas ainda promove acolhimento e empoderamento feminino das vítimas atendidas pelo programa com ações de estética, cuidados de saúde e noções de empreendedorismo. O êxito desse programa já pode ser medido em números. Entre janeiro a outubro deste ano, foram realizados 4.780 atendimentos, nos 10 núcleos do Direito Delas distribuídos pelo Distrito Federal.
Dentre tantos outros trabalhos desenvolvidos pela gestora que ganharam notoriedade e aceitação social imediata está o casamento comunitário, que só em 2024 realizou o sonho de cerca de 150 casais que não possuem condições financeiras para a cerimônia.
Garra e disciplina
Essas duas características foram determinantes para que Passamani brilhasse no Planalto Central. Desde 1999, quando chegou à capital, a jovem de 18 anos não mediu esforços para colocar em prática suas metas profissionais. Logo nos primeiros anos, Marcela se formou em direito e, neste campo, teve atuação à frente do escritório Vale Rocha e Passamani Advogados Associados e ainda foi Procuradora na Câmara dos Deputados.
Transição de carreira também é uma marca desta mulher empreendedora. Com uma profissão já consolidada, ela foi atrás de uma antiga paixão e se tornou design de interiores com pós-graduação em arquitetura. Os louros desta nova fase profissional vieram rápido. Em 2002, ela esteve à frente de projetos de arquitetura e urbanismo não só no DF, mas também em outros estados, como Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Marcela também participou como design de interiores, em eventos renomados como o Casa Cor, assinando espaços e decorações de vanguarda.