25/04/2025 às 20h39 - Atualizado em 25/04/2025 às 20h39

Curso “Nasce uma Estrela” alcança 1.000 atendimentos a gestantes e mães de recém-nascidos no DF

COMPARTILHAR

Por Thiago Vilarins

Na 10ª edição, projeto da Secretaria de Justiça e Cidadania leva apoio, informações e acolhimento a mais de 100 participantes durante o GDF Mais Perto do Cidadão, no Pôr do Sol

Larissa da Silva de Jesus, 21 anos, chegou ao Pôr do Sol nesta sexta-feira (25) com sua filha de dois meses, Helena, no colo e muitas dúvidas na cabeça. Mesmo sendo mãe de outra criança de cinco anos, Larissa se sentia insegura com os cuidados da recém-nascida — especialmente após um susto no primeiro mês de vida da bebê, que sofreu um episódio de engasgo. “Fiquei sem saber o que fazer e precisei de ajuda. Hoje aprendi como agir e tirei muitas dúvidas sobre os sinais que a minha bebê dá quando está com cólica ou incomodada. Vou aplicar tudo o que aprendi aqui”, contou, aliviada.

Ela foi uma das participantes da 10ª edição do curso Nasce uma Estrela, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), dentro da programação do GDF Mais Perto do Cidadão. O projeto, voltado para gestantes e mães de recém-nascidos, chegou ao marco simbólico de 1.000 mulheres atendidas nesta edição no Pôr do Sol, que reuniu mais de 100 participantes.

 

Foto: Jhonatan Vieira. ASCOM/Sejus


Ao longo do curso, que dura cerca de duas horas, as participantes recebem orientações sobre cuidados com o bebê, aleitamento materno, prevenção de cólicas, segurança no sono, saúde emocional no pós-parto e, nesta edição, contaram com a presença de uma médica obstetra, que tirou dúvidas específicas e orientou sobre um parto mais tranquilo.


Thaís Ribeiro, 26 anos, grávida de quatro meses e mãe de dois meninos — Joaquim, 7 anos, e Otávio, 5 — destacou a importância de participar da formação. “Cada gravidez é diferente. Quero estar bem informada para passar por esse momento com mais tranquilidade e cuidar melhor do meu bebê quando ele nascer”, contou. Ao seu lado, a vigilante Giovânia Ribeiro, 47 anos, mãe de Thaís, reforçou a importância da iniciativa: “Ela é minha única filha. Eu fico muito feliz por ver esse apoio que ela está recebendo, porque sei o quanto ela precisa se sentir segura agora.”

Além da participação no curso, mãe e filha aproveitaram os demais serviços oferecidos durante o GDF Mais Perto do Cidadão, como exames de saúde, atendimento oftalmológico e emissão de documentos. Enquanto isso, os filhos se divertiam nos espaços infantis preparados especialmente para as crianças.

 

Foto: Jhonatan Vieira. ASCOM/Sejus


Compromisso com o cuidado e a ampliação do projeto

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o marco de mil atendimentos reforça o compromisso da Sejus com as políticas públicas voltadas ao acolhimento e cuidado das mulheres no período da maternidade. “Chegar a 1.000 mulheres acolhidas é a confirmação de que estamos no caminho certo, com ações concretas que impactam diretamente a vida das famílias do DF. O Nasce uma Estrela é uma política pública de acolhimento e cuidado, que representa a essência da nossa atuação na Sejus. E já estamos trabalhando para que as próximas edições tragam ainda mais novidades e recursos, tornando esse atendimento cada vez mais completo, humano e transformador”, destacou.

Desde a sua criação, o Nasce uma Estrela já passou por São Sebastião, Paranoá, Ceilândia, Sobradinho, Planaltina, Brazlândia e Gama, beneficiando 900 mulheres antes desta edição. Além das orientações práticas, as participantes também recebem um kit enxoval, com roupas de bebê, fraldas e uma manta — itens que fazem a diferença no início da vida do recém-nascido, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social.

O projeto se consolida como uma das ações mais procuradas dentro da programação do GDF Mais Perto do Cidadão e tem se destacado pelo caráter humano, prático e transformador. Ao levar informação, acolhimento e apoio para quem cuida de outras vidas, o curso contribui para construir um futuro com mais saúde e bem-estar desde o nascimento.

 

Foto: Jhonatan Vieira. ASCOM/Sejus