Notícia Aberta
GDF Mais Perto do Cidadão leva inclusão, serviços e acolhimento ao Gama
COMPARTILHAR
Por Agência Brasília
Evento reforça políticas públicas para pessoas com autismo e ofereceu serviços gratuitos à população, como emissão de documentos, atendimento oftalmológico, oferta de inscrições para casamentos comunitários e vacinação de pets
O Gama recebeu, neste sábado (12), mais uma edição do programa Governo do Distrito Federal (GDF) Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF). Com foco na conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), em alusão à campanha Abril Azul, o evento teve como destaque a inauguração de um espaço sensorial — ambiente terapêutico adaptado para auxiliar no tratamento de crianças com autismo. A sala foi planejada para oferecer estímulos controlados, que ajudam no processamento de informações sensoriais e promovem mais conforto e bem-estar.
Entre os atendimentos disponíveis, a programação contou com o Na Hora, Polícia Civil, vacinação de pets, corte de cabelo, serviços de beleza e bem-estar, espaço infantil e apresentações culturais. O estande do programa Direito Delas também esteve presente, com orientações sobre prevenção à violência contra a mulher.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de se aproximar da população e de levar pautas prioritárias à tona, como a inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista, especialmente neste mês de abril. Ela reforçou o compromisso da atual gestão com a causa do autismo. “Sabemos do olhar diferenciado do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão, ainda mais agora com o Centro de Referência, que já foi anunciado e divulgado.”
A secretária contou que a programação do evento incluiu palestras e espaços de debate. “Queremos discutir cada vez mais esse assunto, que está tão presente e atualizado em nossa sociedade, e mostrar a atenção do governo com essa pauta.” Ao comentar sobre a conexão entre o governo e a população, ela reforçou que esse é um diferencial da atual gestão. “Quando o governo sai do gabinete e vem para perto do cidadão, ele mostra que está realmente à disposição. Nós somos servidores públicos, estamos aqui para servir”, afirmou.
O cozinheiro Frank dos Santos, 31 anos, foi ao local em busca da segunda via da Carteira de Identidade e saiu satisfeito com o atendimento. “Foi ótimo, consegui rapidinho. Agora está marcado para o dia 2 pegar a nova identidade”, contou. Para ele, ter a carreta de serviços próxima de casa fez toda a diferença. “Facilitou muito a minha vida, porque é tudo muito corrido para mim. Eu não tinha tempo de ir a outro lugar pra tirar a segunda via. E ainda aproveitei e tirei a do meu filho também”, disse.
Frank destacou a praticidade de resolver tudo em um só lugar: “Já fiz dois serviços num dia só, tudo numa lapada só. Facilitou demais”.
O projeto Viver 60+ também esteve presente na ação. A iniciativa oferece atendimentos oftalmológicos gratuitos e doação de óculos para pessoas idosas. A aposentada Aparecida de Jesus, 62, procurou atendimento para conseguir óculos e saiu satisfeita com a agilidade do serviço. “Agora já estou na escolha das armações dos óculos”. Ela destacou como foi positivo resolver tudo perto de casa, sem enfrentar a demora comum em outros lugares. “Foi muito bom. Inclusive, enquanto eu estava trabalhando, meu marido falou que já tinha conseguido.
Solidariedade e união
O público pôde se informar sobre o programa Casamento Comunitário, que promove cerimônias civis gratuitas para casais em situação de vulnerabilidade social. A dona de casa, Erica de Sousa, 36, aproveitou a oportunidade para resolver a documentação do casamento — e deu certo. “Eu vou casar, graças a Deus”, comemorou. Sobre o atendimento, ela foi só elogios: “Foi muito bom, maravilhoso. Rapidinho consegui resolver”.
Ela ressaltou que não esperava tanta facilidade para resolver um processo que, geralmente, é bastante burocrático. “Desde o ano passado eu estou tentando. Já tentei em Goiás e não consegui. Aí me mudei pra cá e agora foi tudo rápido. Consegui resolver uma coisa que achei que ia demorar bem mais”, relatou. Animada com a oficialização da união, ela brincou: “As crianças estão doidas para contar que o pai e a mãe vão se casar”.
Outra atração que fez sucesso nesta edição foi o Brechó Compartilha Amor, ação solidária do programa Voluntariado em Ação. O espaço disponibilizou roupas, calçados e acessórios arrecadados ao longo do ano. Cada pessoa pôde escolher até cinco peças gratuitamente.
Espaço sensorial
A neuropsicóloga infantil voluntária Cintia Marques explicou que o espaço sensorial foi criado com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância das texturas e sensações para pessoas com autismo. “Esse espaço é sensorial para a gente poder trazer para a comunidade o conhecimento de como é importante a textura e as sensações para o autismo”, explicou.
Segundo ela, no espectro autista podem ocorrer dois tipos principais de resposta sensorial: a hiporreatividade e a hiperreatividade. “Ou a pessoa tem dificuldade de se sentir estimulada, ou se estimula com muita facilidade. Isso, muitas vezes, pode causar reações intensas e muito estresse”, destacou.