Notícia Aberta
Sejus promove emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional para crianças e adolescentes
COMPARTILHAR
Redação. Ascom/Sejus
Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania será realizada nos dias 29 e 30 de abril, no Shopping Popular de Brasília, com atendimento por ordem de chegada e sem necessidade de agendamento
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) realiza, nos dias 29 e 30 uma grande ação social para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) voltada exclusivamente para crianças e adolescentes. A iniciativa ocorrerá no Estacionamento do Shopping Popular de Brasília, localizado ao lado da antiga Rodoferroviária, em uma estrutura especialmente montada para receber o público.
A ação tem como objetivo facilitar o acesso ao novo documento de identidade, padronizado nacionalmente e com maior segurança e autenticidade. Não será necessário agendamento prévio, e o atendimento será feito por ordem de chegada, com distribuição de senhas no local.
Um dos diferenciais do mutirão é a praticidade: não é preciso levar foto, pois os registros fotográficos e biométricos serão feitos diretamente no posto de atendimento. Para ser atendido, o pai, mãe ou responsável legal deve apresentar a Certidão de Nascimento original da criança ou adolescente, além de levar preenchida uma declaração obrigatória, que pode ser acessada e impressa pelos canais oficiais da Sejus.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca a importância da ação para a inclusão social e o fortalecimento da cidadania desde a infância:
“Garantir o acesso ao documento de identidade é um passo fundamental para o exercício pleno da cidadania. Esta ação facilita a vida das famílias e assegura que crianças e adolescentes tenham o direito à documentação básica garantido, com dignidade e respeito,” afirmou.
A ação reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com a garantia de direitos e o cuidado com a população mais jovem, promovendo dignidade, cidadania e inclusão social.
Serviço:
• O quê: Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para crianças e adolescentes
• Quando: 29 e 30 de abril de 2025
• Onde: Estacionamento do Shopping Popular de Brasília (ao lado da antiga Rodoferroviária)
• Horário: A partir da manhã, com senhas distribuídas por ordem de chegada
• Documentos necessários: Certidão de Nascimento original e declaração preenchida pelos pais ou responsáveis
• Gratuito e sem necessidade de agendamento
Saiba mais em Carteira de Identidade para menor de 16 anos